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voltarPesquisa personalizada Pequenos escritórios de contabilidade que atendem a clientes do Lucro Real são mais eficientes?
“Nós acreditamos em Deus, Todos os outros devem trazer dados”.William Edwards Deming
“Nós acreditamos em Deus, Todos os outros devem trazer dados”.William Edwards Deming
Já demonstrei neste artigo que temos uma grande lacuna de produtividade nos escritórios de contabilidade brasileiros. Para atingirmos a média mundial, precisamos multiplicar por 4 a nossa produtividade. A receita média por colaborador no mercado global dæe serviços contábeis é de R$312mil/ano. Aqui no Brasil nossa média é R$85,5mil/ano.
Esta deficiência se agrava quando analisamos os 80% menores escritórios brasileiros. Para este grupo, a receita anual por funcionário é de R$60,7 mil (1/5 da média global).
Qual a causa da baixa produtividade?
A explicação para a maioria das pessoas é que a complexidade tributária brasileira, por ser a maior do mundo, seria a principal causa desta ineficiência.
Partindo desta premissa, comparei os números dos escritórios brasileiros que atendem a clientes mais sofisticados.
A complexidade tributária de uma empresa que optou pelo Lucro Real, em geral, é maior que as demais. Há, além da própria sistemática inerentemente mais complexa a este regime tributário, uma série de obrigações acessórias específicas. Creio ninguém poderia dizer algo diferente disto, correto?
Se o ambiente de negócios para estas empresas é mais complexo, os escritórios de contabilidade que atendem a clientes enquadrados no Lucro Real deveriam ser mais ineficientes. Foi nesta linha de raciocínio que analisei os números obtidos pela pesquisa que realizei sobre o empreendedorismo contábill brasileiro.
Selecionei apenas os 80% menores escritórios que atendem a clientes do Lucro Real e algo inesperado ocorreu!
Clientes complexos, escritórios mais eficientes!
Para minha surpresa, os dados apontaram a direção oposta! Estas empresas aprensentaram números melhores que a médias dos pequenos escritórios.
- A receita média anual para quem atende a clientes no Lucro Real é 52% maior que a média dos escritórios de mesmo porte!
- O ticket médio é 10% maior.
- O Life Time é 30% maior.
- A receita por funcionário é 14% maior.
Isto tudo reflete, não somente em uma margem operacional 54% maior, como também em salários 11% maiores e o somatório do Life Time Value do escritório 100% maior!
Então, como explicar este fato?
Para realizar operações fiscais, tributárias e trabalhistas de empresas de maior complexidade, observo que os escritórios controlam melhor seus custos e processos:
- Utilizam sistemas de controle de processos (como G—Click);
- Participam de programas de qualidade, como o Programa de Qualificação em Excelência Contínua (SESCON-SP e AESCON-SP), Programa de Qualidade Contábil (SESCON-RS e SESCON Serra Gaúcha), Programa de Qualidade (SESCON RN), Programa da Qualidade (Sescap CE), Programa de Gestão de Empresas Contábeis (SESCAP-PR);
- Enfim, têm mais controle e gestão sobre as operações. Até porque as consequências de processos ineficientes estão além da perda de margem operacional. As penalidades por erros em obrigações são significativas, e o risco de perder o cliente é alto (em caso de falhas).
- Implantam ERP’s em nuvem para seus clientes (como o Omie), de forma integrada com os sistemas do escritório.
As explicações acima são apenas hipóteses. Foram formuladas a partir de observação a partir de minha experiência em treinamentos, consultorias e mentorias para empresas de serviços contábeis.
Certamente irei comprová-las (ou não) a partir de novas pesquisas.
E, qual a conclusão?
65 mil organizações contábeis registradas no Conselho Federal de Contabilidade atuam no mesmo ambiente de negócios, complexo e volátil. Mas os números indicam que não são apenas os fatores externos que influenciam baixa produtividade.
Há escritórios pequenos, provavelmente como o seu, que conseguem números melhores. Então, não gaste seu tempo e energia reclamando da burocracia, das entidades, dos concorrentes! Todos nós queremos um país melhor. Mas agir é melhor que lamentar.
Trabalhe na profissionalização de sua empresa. E, sempre é bom lembrar: não acredite em solução mágica! Amadurecer, dói!